sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CARTA ABERTA À COMUNIDADE

Capim Duro, 20 de outubro de 2010.

Carta Aberta à comunidade.
Carta aberta à Associação dos Produtores Rurais de Capim Duro

Ilmº Senhor Presidente e demais associados.

Nós, alunos do projeto EMC@MPO (Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica), venhamos por meio desta, manifestar nosso mais veemente repúdio diante de sérios problemas ambientais que nos últimos anos vem assolando e prejudicando nossa comunidade.
Sabemos que esses problemas não acontecem somente em nossa localidade, mas no mundo inteiro, e, também fazemos parte do mundo, temos consciência de que somos responsáveis pelos nossos atos. Na verdade, o que queremos, é a conscientização de toda a comunidade no sentido de compreender que os problemas ambientais tais como: o desmatamento sem justa causa, a poluição das águas dos rios, o acúmulo do lixo, as queimadas desnecessárias, sobretudo nas nascentes dos rios, o gasto excessivo de água, enterro de lixo próximo aos rios, a caça predatória, aumento de roças nos leitos dos rios põem em risco em um futuro bem próximo a nossa própria sobrevivência, pois, essas extravagâncias muito visíveis em nosso meio causam problemas inesperados.
Nos últimos anos temos percebido que a natureza tem mostrado sinais de mudanças em seu curso, visto que o nosso meio natural, não nos fornece água abundante como antigamente, as cacimbas se secam rapidamente e nossos rios temporários quando irrigam seus leitos secam depressa, além disso, a escassez da chuva a cada ano se torna mais freqüente, o que eleva o grau da temperatura ambiental, provocando também o sofrimento de muitos criadores de animais e agricultores diante da incerteza de alimentar seu rebanho.
Outros problemas que temos notado é o grande acúmulo de lixo lançados na natureza a céu aberto, sabemos que nem todos os lixos podem ser reaproveitados, e isso é um grande perigo principalmente para a saúde, pois é sabido que do lixo provém doenças graves como a dengue que tem aterrorizado as pessoas, além disso, o lixo lançado em local inadequado, quando chove acumula água e, é aí que mora o perigo. Mais do que isso, polui o lençol freático, e as águas subterrâneas, o que a depender da situação poderemos está ingerindo água contaminada. Não bastasse o lixo, ainda convivemos com a falta de respeito dos caçadores que promovem a caça predatória, uma ação proibida pela lei nº. 5197 de 03 de janeiro de 1967, onde entendemos que essa situação gera extinção dos animais, sobretudo na época da reprodução.
Por tudo o que apresentamos anteriormente, esperamos desta entidade, ações como: reflorestamento do leito dos rios, evitarem jogar lixo no ambiente, bem como as queimadas desnecessárias, reutilizar o máximo possível o lixo por nós produzido, procurar outro lugar que não seja próximo dos rios para colocar lixo, reduzir, reciclar e reutilizar o lixo sempre que possível afim de que tais ações venham minimizar os problemas que hoje enfrentamos.
Com isso, esperamos está contribuindo para um futuro melhor.

Que a consciência habite na mente de todos nós!

Atenciosamente,


Alunos do 1º e 2º anos do EMC@MPO ( Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica )


Foto: Alunos do Emc@mpo apresentando a Carta Aberta juntamente com o professor mediador Elionaldo Barreto, a Associação dos Produtores Rurais de Capim Duro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário